Pesquisa Acadêmica

Pesquisa acadêmica

Esta seção é dedicada ao compartilhamento de estudos científicos sobre Adonias Filho e sua obra. 
A atualização desse espaço é permanente e, se você deseja publicar seu trabalho – artigo, monografia, dissertação ou tese -, basta entrar em contato através do e-mail abaraong@gmail.com

 

Estudos de mestrado

O eterno selo: Morte e narrativa, João Luiz Peçanha Couto


Dissertação de mestrado de João Luiz Peçanha Couto, elaborada no curso de Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, em 2011. O estudo aborda diferentes enfoques sobre a morte na obra “Memórias de Lázaro”, de Adonias Filho. Peçanha Couto lastreia suas reflexões em um aparato teórico construído a partir os trabalhos de Phillippe Ariès, Édouard Glissant, Michel Foucault e Maurice Blanchot, compreendendo a morte enquanto subsídio para a narrativa contemporânea.
O estudo foi orientado pelo Prof. Dr. Maurício Salles de Vasconcelos e contou com o apoio do Memorial Adonias Filho nos aspectos teórico e literário.
João Luiz Peçanha Couto é graduado em Letras pela Universidade Paulista (UNIP) e mestre em Literatura (Estudos Comparados) pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Literatura Brasileira e docência em Língua Portuguesa na Educação Básica.

 Visualização do arquivo em PDF

 

Uma interpretação cultural para o turismo: patrimônio adoniano, Silmara Santos Oliveira.


Dissertação, orientada pela Doutora Sandra Maria Pereira Sacramento, apresenta resultado de pesquisa realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no curso de Cultura e Turismo, 2005. Faz abordagem sobre Patrimônio Cultural, vida e obra do escritor, e investiga a memória da Região Cacaueira seus fazeres e modo de construção da sociedade a partir dos livros Corpo Vivo e As velhas, eternizados pela própria memória do escritor que se utiliza das lembranças do que viu e ouviu na infância e adolescência. Além disso, o estudo elenca atividades culturais que podem ser desenvolvidas aproveitando do patrimônio cultural do ficcionista Adonias Filho existente no município de Itajuípe.
Silmara Santos Oliveira é licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, mestre em Cultura e Turismo pela mesma universidade, professora da Rede Estadual de Ensino e coordena, voluntariamente, o Memorial Adonias Filho e o Cineclube AFAI (Associação de Filhos e Amigos de Itajuípe).

 Visualização do arquivo em PDF

 

Estudos de doutorado

Entre a arte, a história e a política: Itinerários e representações da “ficção brasiliana” e da nação brasileira em Adonias Filho (1937-1976), Robson Norberto Dantas


Tese de doutorado realizada no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, em 2010. Sob orientação da Profª Dra. Izabel Andrade Marson, Norberto Dantas investigou os traços político e intelectual de Adonias Filho, construindo importante abordagem biográfica e crítica da trajetória adoniana.
Robson Norberto Dantas é bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É mestre em História Social pela mesma instituição. Doutor em História pela UNICAMP, na área de Política, Memória e Cidade. Leciona na Universidade Estadual de Santa Cruz, nas áreas de Metodologia do Ensino de História e História Contemporânea.

 Visualização do arquivo em PDF

   
left show tsN fwR|left tsN fwR uppercase fsN|left show fwR fsN uppercase|bnull|||news normalcase c10|fsN fwR c10 normalcase|b01 c05 bsd|login news fwR c10 normalcase|tsN fwR c10 normalcase|fwR normalcase c10